13/09/2023

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ⏬

  



FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

CURSO DE PEDAGOGIA.

 

  

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

 OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

 

  • ERIKA TEREZA MARTINS DE ALMEIDA

 

 

CUJUBIM/RO

2011

 

SUMÁRIO

Introdução...................................................................04

Identificação da Escola de Educação Infantil.............05

Descrição e análise dos dados observados..................06

Planejamento das aulas...............................................06

Relações Interpessoais................................................06

Recursos e Metodologias de Ensino utilizado............06

Identificação da Escola de Ensino Fundamental.........07

Descrição e Análise dos Dados Observados...............07

Planejamento das Aulas..............................................07

Relações Interpessoais.................................................07

Recursos e Metodologia de Ensino Utilizados............08

Processo de Avaliação.................................................08

Conclusão....................................................................09

Referencias Bibliográfica...........................................10

 

INTRODUÇÃO

Ao apresentar este trabalho a preocupação foi de oportunizar ao leitor em fazer uma análise das diferentes situações onde o estagio supervisionado seja refletido, na tentativa de entender parcialmente a situação da escola e do corpo docente.A observação da pratica escolar, em todos os seus aspectos, é indispensável para adquirir um bom desempenho profissional numa escola que vive o processo de trabalho conteúdo e tem a responsabilidade de formar alunos críticos e preparado para inserir na sociedade, causando o exercício da sua cidadania .Dessa forma o projeto de estágio supervisionado compreende a pesquisa realizada na escola de ensino infantil e ensino fundamental pertencente a rede Municipal, as informações colhidas torna-se indispensável para a compreensão de todos os passos da gestão escolar, entre o processo simultâneo: teoria e pratica educacional, que são objetos de estudo realizados como parte do estágio do curso de pedagogia.O trabalho foi desenvolvido com algumas características: 

- Levantar dados do estudo escolar; 

- Analisa e detecta a forma de professores na escola em questão;

- Verificar a metodologia aplicada;

Os métodos utilizados na superação das dificuldades entre professores, alunos, teoria e pratica. Sobretudo enfoca a característica do atual perfil do professor, identificando o seu papel enquanto docente.Dessa forma a pesquisa realizada oferece subsidio para uma compreensão melhor em termos acadêmico e proporcionar um entendimento maior sobre o processo educacional atual, e a responsabilidade que cada um desenvolve no exercício da profissão do magistrado. Com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se que seja possível uma compreensão maior a respeito do processo da educação, desenvolvendo seu ambiente natural, e proporcionar mudança na postura docente numa relação que possa vincular o amor, respeito com as coisas que os seres humanos, a habilidade e todos os fatos do mundo numa consciência politizada.

 04 

Identificação da Escola de Educação Infantil 

O Estágio de Observação na Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz que está situada na Avenida: Beija-Flor, nº 3088, quadra 04, lote 13,15,17, setor 03, foi criada através do Decreto: 024/GP/05/07/05, Parecer nº 063/06 – CEE/RO, de 10 de julho de 2006, Cujubim/RO.

A observação da prática docente do Ensino Infantil foi realizado na sala de aula do PréII, sendo esta sala composta por 26 alunos: 10 meninos e 16 meninas supervisionados pela a professora.

Durante o estágio pode-se perceber a relação entre docente-discente, discente-docente, discente-discente, metodologia aplicada e desenvolvimento das atividades durante as aulas.

As crianças nessa fase da aprendizagem são comunicativas, curiosas, se expressão muito, falam bastante, são carinhosas,buscam muita atenção e apresentam seus conhecimentos de vida em sala de aula com a orientação da professora para desenvolver as atividades diárias propostas.

05 

Descrição e análise dos dados observados

Planejamento das aula 

O plano de aula para a educação infantil é realizado pela professora semanalmente com o acompanhamento do Coordenador Pedagógico utilizando consultas em Livros Didáticos, aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Infantil, ao Projeto Político Pedagógico, entre outros materiais disponíveis na escola (computadores, internet, uso da TV Escola, mimeografo e etc.).

Relações Interpessoais

As crianças apresentam grande afinidade e afetividade umas com as outras. A afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento humano, a emoção, os sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva, destacando a importância do afeto das crianças fazendo a socialização entre elas.

A professora cria um ambiente favorável e acolhedor, usando sua criatividade com desenhos lúdicos, cartazes com vogais, quadros com datas comemorativas, quadro de aniversariantes... no intuito de cativar o interesse dos alunos durante as atividades de aprendizagem. As crianças são ativas interessadas na metodologia proposta pela professora sendo esta atenciosa e dedicada ao melhor aprendizado do discente.

Recursos e Metodologias de Ensino utilizado

As atividades são realizadas coletivamente e individualmente no caderno do aluno, como: copiar e pintar as vogais, preencher os espaços pontilhados, trabalhos que estimulam a coordenação motora (recortar papéis e tecidos, confeccionar e montar quebra cabeça, colar palitos, pinturas com pincéis e tinta guache, modelagem com massinhas coloridas, e etc) em grupos tem o cantinho da história, lida e dramatizada pela professora, a hora de assistir a filmes infantis, brincadeiras informativas, brincadeiras de roda com músicas recreativa, brincadeiras com bolas, balanço feito com material reciclado incentivando sobre a reciclagem, teatro com fantoches ao ar livre e após a distribuição do lanche e feito a oração em agradecimento a Deus.

Alguns alunos durante as atividades didáticas possuem mais dificuldades que outros e recebem o auxílio direto da professora, todos gostam de ser elogiados quando cumprem as tarefas, que são quase sempre curtas para evitar cansaço e não ocasionar o desinteresse na aprendizagem, em geral todos demonstram interesse e prazer ao realizar as atividades envolvendo criatividades nas pinturas.

06 

Identificação da Escola de Ensino Fundamental 

O Estágio de observação no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Becker, situada na Avenida: Galo da Serra, nº 2113, quadra 26, lote 12,14,16, setor 01, foi criada através do Decreto: 011/GAB/2007, de 14 de março de 2007, Cujubim/RO.

A observação da prática docente foi realizada nas salas do 2º ano, sendo esta composta por 27 alunos dos quais 20 meninos e 07 meninas; 4º ano, sendo este composto por 26 alunos dos quais são 13 meninos e 13 meninas e o5º Ano, este composto por 30 alunos dos quais são 18 meninas e 12 meninos,  sobre a supervisão das professoras.  Durante o estágio em sala de aula percebemos a curiosidade,medo e a surpresa das crianças em relação a nossa presença, porque pensavam que estávamos ali para avaliarmos, depois de uma conversa informal fomos aos poucos conseguindo criar laços afetivos com os alunos, fato este muito importante para nós e os professores, o qual nos deixou muito felizes em saber que expressamos confiança.

Descrição e Análise dos Dados Observados

Planejamento das Aulas

As aulas são planejadas pelas professoras semanalmente de acordo com a ementa anual e se necessário ocorre a intervenção ou orientação da Coordenadora Pedagógica da escola. O planejamento é feito por unidade temática, ou seja, a professora escolhe o tema a ser trabalhado com as crianças diariamente podendo ocorrer variações se necessário.

Os documentos consultados variam entre Livros Didáticos, Projeto Político Pedagógico, Internet e muitos outros. 

Relações Interpessoais

Observa-se uma relação docente-discente, favorável a aprendizagem. A professora procura dedicar seu tempo e atenção a todos de forma individual, atendendo suas principais necessidades e os alunos entre si demonstram uma boa relação de amizade. Durante as aulas a maioria das crianças são espontâneas e criativas, a minoria apresentam dificuldades de relacionamento e a professora usa a criatividade para trabalhar com essas crianças. A professora se compromete com a aprendizagem de seus alunos procurando obter variações de exercícios e verificando o envolvimento deles, alguns apresentam facilidade nas tarefas e demonstram interesse pelos livros,

apesar de ainda não dominar a leitura, outros possuem interesse, porém, apresentam dificuldades para executá-la e uma parcela menor não tem comprometimento com os exercícios ou livros. 

07 

Recursos e Metodologia de Ensino Utilizados

A professora trabalha individualmente ou em grupo, com conversas informal, explicação do conteúdo a ser trabalhado e pesquisas orientadas, como: identificar em um desenho a figura ao pintar as partes numeradas, descobrir as vogais, encontros vocálico, redação, interpretação de textos, produção de textos com vários gêneros textuais, etc.

A intervenção da professora no momento de executar os exercícios propostos, ocorre principalmente quando o aluno apresenta dificuldades para entender o exercício ou resolve-lo , recebendo a orientação individual.

Quando se refere ao recursos tecnológicos a escola possui uma sala de vídeo, sendo esta utilizado conforme o conteúdo trabalhado e o cronograma agendado pela a professora sobre a orientação da supervisão. A prática de brincadeiras e jogos estão presentes na recreação no cotidiano dos alunos.

Processo de Avaliação 

O processo avaliativo é somativo e continuo feito através de avaliações bimestrais, trabalhos de pesquisas com temas estipulados pelo o docente, assiduidade, comportamento e caderno do aluno. O aluno tem que alcançar a média 6,0 para poder passar de ano, caso isso não ocorra, ainda tem as recuperações semestrais e o exame final, ainda lhe proporcionando a chance de passar de ano. Quando a professora observa que o aluno não está tendo progresso, comunica a Orientadoras Educacional e Pedagógica e aos pais e solicita a sua intervenção, ou seja, a ajuda para o desenvolvimento das atividades de casa e em alguns casos, solicita-se que o aluno seja enviado para o reforço. Em certos casos, o aluno necessita de acompanhamento psicológico, então a escola juntamente com os pais, envia uma ficha de acompanhamento para Assistência Social (o Crás), onde são feitos os procedimentos necessários não deixando o aluno e nem a família desamparados. 

08

CONCLUSÃO 

A observação feita em questão, vem de forma especial abordar, o trabalho realizado nas escolas Municipais de educação infantil e ensino fundamental, proporcionou conhecimento do sistema de ensino escolar, através de estudos de documentos, observação realizadas em salas de aulas com diversos profissionais que integram o corpo de funcionários das escolas, podemos concluir que para a formação de cidadão critico e participativo e essencial a integridade de todos os setores que ás compõem, a participação da comunidade e a qualidade do corpo docente.

Que o nosso interesse aumente cada vez mais em nos formamos como pedagogas para darmos nossas contribuições para um pais com a melhor qualidade profissional.

09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Projeto Político Pedagógico da E.M.E.I. Raio de Luz.

Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Aluísio Becker. 

Brandão, Carlos Rodrigues, SP, Brasiliense, 2006, pág. 74.

Cury, Augusto, RJ, Sextante, 2003, pág. 35.

Lima, M. S. L., Estágio e Docência, SP: Cortez, 2004, pág. 207, 208.

DECHECHI, LEONICE DIAS FIGUEIRA. O desajuste familiar e suas consequências na aprendizagem da criança de 06 à 14 anos de idade.

10

Nenhum comentário:

Postar um comentário