FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
EDUCAÇÃO INFANTIL
- ERIKA TEREZA M. DE ALMEIDA
“ Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil para obtenção de nota parcial do curso de pedagogia da FAEL.”
Orientador: Erisvânia Mendes Rodrigues Azevedo
CUJUBIM/RO - 2013
SUMÁRIO
Introdução...........................................................04
Apresentação........................................................05
Caracterização da Instituição...............................06
Observação..........................................................07
Plano de Aula.......................................................08
Docência..............................................................09
Conclusão............................................................10
Referências..........................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise descritiva sobre o quanto é importante a regência em sala de aula do ensino Educação Infantil.
O estagio supervisionado é uma etapa de grande importância na formação de um pedagogo sendo assim um instrumento necessário para que o educando possa compreender o trabalho realizado na escola tornando assim indispensável para a compreensão de todos os passos da gestão escolar e entre o processo simultâneo: teoria e pratica educacional, que são objetos de estudo realizados como parte do estágio do curso de pedagogia. Cada indivíduo em processo de formação Pedagógica deve ter a oportunidade de analisar e refletir sobre a sua própria pratica para garantir também a educação de seus alunos e alunos com necessidade educacionais especiais estimulando-os e oferecendo apoio aos projetos de Educação Inclusiva buscando soluções apropriadas e significativas para as diferentes manifestações de uma realidade tão ampla e sociocultural diversificada como a nossa. A pratica escolar na educação infantil em todos os seus aspectos, é indispensável para adquirir um bom desempenho profissional numa escola que se trabalha com conteúdos iniciais tendo assim a responsabilidade de formar alunos críticos e autônomos. Durante o processo de ensino e aprendizagem,as crianças deve ter interesse e desejos próprios,sendo assim seres capazes de interferirem no meio em que vive e estão sendo preparados para a sociedade.Porem cabe ao educador estudante e estagiário de Pedagogia adequar as atividades de acordo com o nível de aprendizagem da sua classe.
04
APRESENTAÇÃO
No primeiro dia 06 de Maio 2013,chegamos na escola e fomos bem recebidas pela supervisora da escola que nos orientou para que dirigíssemos a sala da diretora, solicitamos lhe a autorização do estagio, tendo também a autorização da secretária para usufruir do material completo da escola “Projeto Político Pedagógico” onde passamos a ter conhecimento sobre a Caracterização da Instituição.
Tendo a autorização da diretora, passamos para a segunda fase que foi a conversa com a professora da turma do Pré II,sendo esta sala composta por 26 alunos: 10 meninos e 16 meninas e “nenhuma” criança “portadora com necessidades especiais” Ambos os alunos são supervisionados pela a professora que nos concedeu a sala para o estágio.
05
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Caracterização da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, a qual junto aos idealizadores de sua criação e a Comunidade, sua existência ocorre a partir do momento em que a Indústria de Madeiras Manoas, optou por criar uma creche onde iria abrigar os filhos de seus. E junto a Comunidade decidiram por ampliar seu projeto e agregar salas que oportunizasse mais ofertas de vagas na modalidade de ensino Educação Infantil, junto com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura onde se abriga aproximadamente 570 crianças oriundas de todas as partes da comunidade de Cujubim. Sua caracterização, é predominante no atendimento de crianças de 01 a 05 anos de idade, com famílias compostas, em média, de quatro a cinco pessoas vindas de várias regiões. A Escola foi realmente instituída como Entidade Educacional no ano de 2007, onde passou a atender na modalidade de Educação Infantil, crianças de: Creche01 a 03 anos e Pré Escolar 04 a 05 anos. Com os níveis de ensino:
SÉRIES/CRECHES – Turmas: I, II, e III.
Creches I – Turmas: A, B, e C
Creches II – Turmas: A,B, e C
Creches III- Turmas: A, B, C, D e E
SÉRIES/PRÉ – Turmas: I e II
Pré I – Turmas: A, B, C e D
Pré II – Turmas: A, B, C, D, E, e F
Com os seguintes Horário de funcionamento:
Matutino:07;15 às 11;30
Vespertino:13;00 às 17;15
Para isso, a escola teve que possuir estrutura nova e com o aumento de mais 3 salas, adequada, equipada com materiais e equipamentos novos, todos doados pela a Indústria de Madeiras Manoas junto com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. Em sua estrutura física, conta com salas de aula, lavanderia, cozinha, sala de direção, sala de professores, banheiro para os funcionários e banheiros para as crianças; berçário, sala para lactários, para atender as mães e os bebes, chapelão, jardins e área livre para as crianças. A Escola é Municipalizada, os servidores que estão lotadas para desenvolver seus trabalhos, são efetivos, contratados por concurso publico. A escola conta com: três professoras com formação em Magistério;uma professora com formação Normal Superior; duas professoras com formação Normal Superior com Pós Graduação; quatro professoras com formação Pedagogia Pós Graduação e duas zeladoras com formação em PRÓ – INFANTIL. A Equipe Pedagógica Administrativa é formada por: Nelci Almeida Assunção, sendo a Diretora: Fernanda Kelly Cavalheiro e a Coordenadora Pedagógica: Erisvânia Mendes Rodrigues Azevedo.
A mesma está situada na Avenida: Beija-Flor, nº 3088, quadra 04, lote 13,15,17, setor 03, foi criada através do Decreto: 024/GP/05/07/05, Parecer nº 063/06 – CEE/RO, de 10 de julho de 2006, Cujubim/RO.
06
OBSERVAÇÃO
Quinta-feira, 09 à 16 de Maio 2013
Começamos a observação em sala.Nós estagiarias chegamos às 15 para 13:00 horas, tocou o sinal ,e nos dirigimos a sala juntamente com a professora da turma do Pré II. Para começarmos a aula. A professora cumprimentou os alunos e nos apresentou a sua turma explicando o porque de estarmos ali .Observamos uma relação docente-discente, favorável a aprendizagem. A professora procura dedicar seu tempo e atenção a todos de forma individual, atendendo suas principais necessidades e os alunos entre si demonstram uma boa relação de amizade. Durante as aulas a maioria das crianças são espontâneas e criativas, a minoria apresentam dificuldades de relacionamento e a professora usa a criatividade para trabalhar com essas crianças. A professora se compromete com a aprendizagem de seus alunos procurando obter variações de exercícios e verificando o envolvimento deles, alguns apresentam facilidade nas tarefas e demonstram interesse pelos livros, apesar de ainda não dominar a leitura, outros possuem interesse, porém, apresentam dificuldades para executá-la e uma parcela menor não tem comprometimento com os exercícios ou livros.
No entanto, a professora trabalha individualmente com conversas informal e pesquisas orientadas, como: identificar em um desenho a figura ao pintar as partes numeradas, descobrir as vogais, encontros vocálico, etc. Quando o aluno apresenta muitas dificuldades para entender os exercícios ou resolve-los e recebido uma orientação especial individualmente.Quando a professora observa que o aluno não está tendo progresso, comunica a Orientadora Educacional e Pedagógica e aos pais e solicita a sua intervenção, ou seja, a ajuda para o desenvolvimento das atividades de casa. Em certos casos, a criança necessita de acompanhamento psicológico, então a escola juntamente com os pais, envia uma ficha de acompanhamento para Assistência Social (o Crás), onde são feitos os procedimentos necessários não deixando o aluno e nem a família desamparados.
07
PLANO DE AULA
O plano de aula é realizado pela professora semanalmente com o acompanhamento do Coordenador Pedagógico utilizando consultas em Livros Didáticos, aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Infantil, ao Projeto Político Pedagógico, entre outros materiais disponíveis na escola (computadores, internet, uso da TV Escola, mimeografo e etc.)
Através da observação dos educadores sobre as manifestações das crianças, são realizadas as escolhas dos temas a serem trabalhados sob a forma de projetos, praticas sociais, culturais, raciais e religiosas das crianças. Tendo como eixo:
*A brincadeira, as interações, a linguagem e a organização espaço.
*Situações de organização coletiva (entrada e saída, do ambiente e comemorações que envolvam toda a instituição);
*Situações de cuidado pessoal (higiene, alimentação e sono);
*Situações onde se estabelecem relações educativas planejadas e organizadas pelo o professor;
*Situações de ensino não coordenados, caracterizado por momentos planejados porém sem a intervenção direta do professor.
08
DOCÊNCIA
Quinta-feira, 23 à 31 de Maio 2013
Demos inicio ao estágio de regência na Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, Turma - Pré II.Tivemos todo o apoio do material ali encontrado para elaborarmos nosso plano de aula conforme o conteúdo já adquirido pela a professora que estava nos acompanhando devidamente.
As atividades foram realizadas coletivamente e individualmente no caderno do aluno, como: copiar e pintar as vogais, figuras geométricas, preencher os espaços pontilhados, trabalhos que estimulam a coordenação motora; recortar papéis, confeccionar e montar quebra cabeça, colagens e pinturas. Elaboramos o cantinho da leitura, a hora de assistir filmes infantis, brincadeiras de roda com músicas recreativa e brincadeiras com bolas.
Alguns alunos durante as atividades didáticas possuem mais dificuldades que outros e receberam o auxílio direto da professora. Todos gostam de ser elogiados quando cumprem as tarefas, e ao fazerem direitinho os exercícios que são quase sempre curtas para evitar cansaço e não ocasionar o desinteresse na aprendizagem. Presenteamos com figurinhas no caderno, em geral todos demonstraram interesse e prazer ao realizar as atividades envolvendo criatividades.
Durante o estágio em sala de aula percebemos a curiosidade,medo e a surpresa das crianças em relação a nossa presença, porque pensavam que estávamos ali para avaliarmos, depois de uma conversa informal fomos aos poucos conseguindo criar laços afetivos com os alunos, fato este muito importante para nós e os professores, o qual nos deixou muito felizes em saber que expressamos confiança.
09
CONCLUSÃO
Aprendemos que; a função da Educação Infantil é preparar a criança para uma educação global, onde possa haver o aprendizado dentro da construção do próprio conhecimento, partindo de sua experiência pratica e conduzi-la a construção de seu próprio espaço. É também zelar pela a integridade e protege-la e favorecer meios para que ela tenham seu desempenho pleno enquanto sujeito ativo do processo ensino aprendizagem. O cuidar da escola em relação a criança consiste em estar disposto em aceitar desafios, ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com outras pessoas através de eventos que favoreçam esse entrosamento para fazer com que a criança crie uma imagem positiva sobre si mesma. Podemos concluir que para a formação de cidadãos críticos e participativos é essencial a integridade de todos os setores que ás compõem, a participação da comunidade e a qualidade do corpo docente para ampliar as possibilidades de novas descobertas de uma educação global, como sair da educação de bancada, aproveitar o potencial que a criança possui, aproveitando assim o conhecimento que ela carrega consigo e trabalhando para o desenvolvimento e a construção da autonomia infantil, mostrando os caminhos a serem trilhados no dia a dia.
10
REFERÊNCIAS
*Escola Municipal Educação Infantil Raio de Luz, Avenida: Beija-Flor, nº 3088, quadra 04, lote 13,15,17, setor 03, Cujubim/RO.
*Professora: Carley Simone Silva Figueira
*Supervisora: Erisvânia Mendes Rodrigues Azevedo
*Projeto Político Pedagógico da E.M.E.I. Raio de Luz
11
Nenhum comentário:
Postar um comentário