FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL
PEDAGOGIA
- Erika Tereza M. de Almeida
“Trabalho de pesquisa do 6° período do curso de Pedagogia da FAEL, turma de 2011, sob orientação da tutora Janaina Colombo”
Cujubim-
RO, 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................04
GESTÃO ESCOLAR...........................................05
CARACTERIZAÇÃO..........................................06
CONCLUSÃO......................................................11
REFERÊNCIAS...................................................12
INTRODUÇÃO
O estagio supervisionado na gestão educacional é a oportunidade para que o estagiário experimente a profissão articulando a teoria e a prática junto ao processo planejado; visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno, porem, é mais do que uma experiência na prática vivida. O estagio é um ato educativo porque evidencia como um processo ensino-aprendizagem que desenvolve e auxilia o futuro professor a construir sua práxis pedagógica; portanto é um processo de pesquisa que proporciona a oportunidade de aproximar-se da realidade na qual se pretende atuar.O estagio supervisionado é a chave para a superação da grande falta de articulação entre a universidade e a sociedade. É através do estagio que os estudantes do curso de pedagogia têm a oportunidade de se aproximar , vivenciar e problematizar todos os aspectos da profissão docente, comprometendo-se com o contexto e a cultura em que eles se desenvolvem. Para o nosso grupo foi muito gratificante ter esse contato com o corpo docente e discente. As informações coletadas para a elaboração do presente relatório, foram realizadas nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Antônio Francisco Lisboa e Escola Municipal Educação Infantil Raio de Luz. A equipe da escola, tanto técnico-administrativa, quanto didático-pedagógica, se obtiveram em prestar todo o apoio, e todos os esclarecimentos necessários, para que nossos objetivos fossem totalmente alcançados.
04
GESTÃO ESCOLAR
Nas escolas em que estagiamos, por meio de alguns pais participativos e seus professores, vem procurando a desenvolver uma maneira para atingir a construção de conhecimentos para seus alunos, visando ensiná-los a praticar o saber pensar, saber-ser, o saber fazer, de maneira que desenvolvam uma boa aprendizagem em sua totalidade, na qual o mesmo deve ser uma espécie de espelho para a formação de uma sociedade. A sua organização focaliza seus esforços e objetivos na educação e formação de pessoas implicando necessariamente as praticas coletivas e interativas com objetivos únicos através de reuniões com todos os participantes ativos. Nas reuniões e discutido os valores democráticos, como o respeito, justiça, liberdade e principalmente a solidariedade. A equipe vem procurando ideias para que possa melhorar a cada dia o ambiente de trabalho usando assim uma prática interativa e humanizadora. Devido alguns problemas que a escola vem enfrentando, mas que muitas das vezes não consegue achar solução como a evasão escolar, a repetência, a falta de interesse dos alunos, o bullign e tantos outros que dificultam a educação.O diretor procura orientá-los, propondo novas propostas de trabalho para os profissionais da sua instituição, desenvolvendo projetos que estimulem a participação e a criatividade dos alunos e de sua equipe para que possa melhorar a convivência entre alunos, professores e pais. A escola tem procurado a desenvolver nesses projetos a cultura como, a dança, paródias, teatro, esportes e outros em que os alunos possam estar optando e participando, abrindo assim as portas para a comunidade em meio de mostrar a luta para uma educação melhor. Nestas instituições, podemos perceber,que o trabalho em equipe é essencial. Porem uma escola só pode oferecer uma educação de qualidade se todos os profissionais da escola juntamente com a família estejam com os mesmos propósitos que é o pleno desenvolvimento de seus alunos propondo assim um ambiente prazeroso para que os alunos nunca se esqueçam de seus professores pelas ações positivas que estes realizaram, para que possam estar se lembrando deles carinhosamente e com bons exemplos.
Gestão Escolar é toda tomada de decisões de uma escola e não somente a do diretor...
05
CARACTERIZAÇÃO
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa que esta situada na Avenida Maracanã nº 1413 setor 04, telefone 0xx69 3582-2050. Cidade de Cujubim Estado de Rondônia.
A escola foi criada através do Decreto Estadual nº 2907 de 14/04/1986, como decreto de denominação nº 9.005 de 23/02/2000, portaria nº 088/04 SEDUC de 12/02/04, CNPJ-01.108.635/0001-70 Cujubim-RO.
A escola recebeu este nome em homenagem ao aleijadinho.
Atualmente na referida instituição de ensino estão devidamente matriculados um total de 1.004 distribuídos da seguinte forma:
Ensino Fundamental
· 3° ano vespertino; 31 alunos.
· 4° ano A, B vespertino; 58 alunos.
· 5° ano A, B vespertino; 62 alunos.
· 6° ano A, B vespertino; 71 alunos.
· 7° ano A, B vespertino; 67 alunos.
· 8° ano A, B matutino e vespertino; 68 alunos.
· 9° ano A, B, C matutino e vespertino; 101 alunos.
Ensino Médio
· 1° ano A, B, C, D, E, F matutino e noturno; 177 alunos.
· 1° ano G vespertino campo; 32 alunos.
· 2° ano A, B, C matutino e noturno; 103 alunos.
· 2° ano D vespertino campo; 30 alunos.
· 3° ano A, B, C matutino e noturno; 69 alunos.
· 3° ano D vespertino campo; 17 alunos.
EJA Ensino Médio
· 1° ano, turma única; 27 alunos.
· 2° ano, turma única; 51 alunos.
· 3° ano, turma única; 40 alunos.
Esses alunos estão cursando e distribuídos nos níveis de ensino fundamental e médio, com a faixa etária que varia entre 07 a quarenta e cinco anos.
06
Sua infra-estrutura é toda em alvenaria, 13 salas de aula, 1 biblioteca, 1 almoxarifado, 1 cozinha com refeitório, 1 secretaria, 1 sala dos professores, 1 quadra pólo esportiva,1 ginásio, 2 banheiros adaptados, rampas, 1 sala de recursos, 1 auditório, 1cantina, 1sala que atende os processos de inclusão e 1 saguão com corredores, todos com coberturas e 11 lixeiros adaptados para a reciclagem.
A instituição escolar é composta por 1 professor magistério, 5 professores de pedagogia séries iniciais, 12 professores de pedagogia, 3 professores de letras, 3 professor de língua portuguesa, 1 professor de inglês, 3 professor de matemática, 1 professor de geografia, 5 professor de história, 1 professor de ciências biológicas, 2 professores de biologia, 1 professor de química e física, 1 diretora formada em pedagogia e um vice com formação em letras, 3 orientadores com formação em pedagogia, 5 supervisores quatro são formados em pedagogia e um em letras, 6 secretárias sendo um chefe e cinco auxiliares, 2 bibliotecários sendo um com formação em magistério e outro em pedagogia, 2 digitalizadoras, 3 inspetor de alunos,2 inspetor de pátio, 1 agente de portaria, 3 merendeiras sendo um auxiliar.
O município hoje conta com uma população de aproximadamente 14.800 habitantes.
A liderança desta escola juntamente com os alunos, pais e comunidade usufrui o espaço da quadra pólo-esportivo (ginásio) para comemorações de formatura e grande parte dos momentos de lazer e diversas cerimônias exemplo reuniões, casamentos, eventos evangélicos, palestras de conscientização e outros eventos culturais. No momento o projetos de maior impacto é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência –PROERD/PMRO, relação escola e família (APMF) existe e atua através de reuniões diárias. As palestras são realizadas no auditório da escola um lugar espaçoso com cadeiras confortáveis e ar condicionado. As palestras são aplicadas por turma exemplo do primeiro ano e assim sucessivamente até alcançar o alvo que são todos os alunos da instituição.
07
A Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, a qual junto aos idealizadores de sua criação e a Comunidade, sua existência ocorre a partir do momento em que a Indústria de Madeiras Manoas, optou por criar uma creche onde iria abrigar os filhos de seus. E junto a Comunidade decidiram por ampliar seu projeto e agregar salas que oportunizasse mais ofertas de vagas na modalidade de ensino Educação Infantil, junto com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura onde se abriga aproximadamente 570 crianças oriundas de todas as partes da comunidade de Cujubim. Sua caracterização, é predominante no atendimento de crianças de 01 a 05 anos de idade, com famílias compostas, em média, de quatro a cinco pessoas vindas de várias regiões. A Escola foi realmente instituída como Entidade Educacional no ano de 2007, onde passou a atender na modalidade de Educação Infantil, crianças de: Creche 01 a 03 anos e Pré Escolar 04 a 05 anos. Com os níveis de ensino:
SÉRIES/CRECHES – Turmas: I, II, e III.
· Creches I – Turmas: A, B, e C
· Creches II – Turmas: A,B, e C
· Creches III- Turmas: A, B, C, D e E
SÉRIES/PRÉ – Turmas: I e II
· Pré I – Turmas: A, B, C e D
· Pré II – Turmas: A, B, C, D, E, e F
Com os seguintes Horários de funcionamento:
· Matutino: 07;15 às 11;30
· Vespertino: 13;00 às 17;15
Para isso, a escola teve que possuir estrutura nova e com o aumento de mais 3 salas, adequada, equipada com materiais e equipamentos novos, todos doados pela a Indústria de Madeiras Manoas junto com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. Em sua estrutura física, conta com salas de aula, lavanderia, cozinha, sala de direção, sala de professores, banheiro para os funcionários e banheiros para as crianças; berçário, sala para lactários, para atender as mães e os bebes, chapelão, jardins e área livre para as crianças. A Escola é Municipalizada, os servidores que estão lotadas para desenvolver seus trabalhos, são efetivos, contratados por concurso publico. A escola conta com: 3 professoras com formação em Magistério; 1 professora com formação Normal Superior; 2 professoras com formação Normal Superior com Pós Graduação; 4 professoras com formação Pedagogia Pós Graduação e 2 zeladoras com formação em PRÓ – INFANTIL. A Equipe Pedagógica Administrativa é formada por: Nelci Almeida Assunção, sendo a Diretora: Fernanda Kelly Cavalheiro e a Coordenadora Pedagógica: Aldineia Figueiredo da Silva.
A mesma está situada na Avenida: Beija-Flor, nº 3088, quadra 04, lote 13,15,17, setor 03, foi criada através do Decreto: 024/GP/05/07/05, Parecer nº 063/06 – CEE/RO, de 10 de julho de 2006, Cujubim/RO.
08
PLANO DE AÇÃO
v Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa,pensamos em um tema que vem sendo preocupante para a sociedade familiar e financeira assim digamos.
A Gravidez na adolescência
Desde o nosso primeiro estágio percebemos que nesta instituição contem alguns adolescentes que carregam a responsabilidade de trabalhar e estudar para manter financeiramente uma família, embora isso seja o correto, mas a imaturidade por serem pais adolescentes, muitos encontram a dificuldades de ir á escola e acabam abandonando os estudos deixando para trás sonhos e a oportunidade de crescerem futuramente.
Fizemos palestras com debates e curiosidades que as seguintes implicações como o abandono da escola, maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho, diminuição do padrão de vida, desestruturação familiar e consequentemente a pobreza, essa é a realidade.
Escolhemos esse tema porque? pode ate ser um importante problema na saúde publica do Brasil ou ate mesmo em diversos setores e instituições sociais, mas, muitas das vezes deixado de lado pelos os professores.
Deixamos claro que: Isso acorre com meninas entre 10 e 19 anos e já sendo pais, meninos de 14 entre 20 anos de idade. Somando esses dados quantitativos, vem sendo adotadas em vários municípios em setores de saúde públicas a disponibilização de recursos para a pratica contraceptivo ao lado de ações educativas restritas, para que possam ajudar a impedir uma gestação de adolescentes que pratica esse ato de maneira imprópria ou descuido podendo assim causar sérios problemas como, o aumento de morte materna e índices maiores de prematuridade, mortalidade neonatal e baixo peso de recém nascidos entre outras. Quando indesejada ou sem apoio social familiar, a gravidez leva a adolescente á pratica do aborto em condições impróprias causando assim o óbito.
09
Os jovens que não tem idade para tantas responsabilidades e que apenas em um momento de prazer, modificam completamente seu futuro e por serem jovens não conseguem achar soluções e equilíbrio, acabam-se se perdendo.
Esse debate foi um tanto gratificante, porque os alunos foram participativos...
v Na Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz,fizemos uma palestra apenas com os pais e professores.
Procuramos discutir o assunto que; se fosse antigamente seria extremamente polêmico quando se trata de sexo e reprodução.
Sim, porque se você não ensinar outro ensinara, e “descontraindo” ate mesmo de uma maneira “erronia”. Não há motivos para esconder de seu filho as informações a respeito da educação sexual. Muitos acreditam que um conhecimento prematuro desses processos normais da vida pudesse haver um efeito adverso. É importante estar bem informado a respeito de sexo e reprodução, porque é vital para a educação de seus filhos, principalmente quando eles chegam em uma fase curiosa onde tudo se encontra o porque? Você deve se familiarizar-se com os fatos e estar sempre preparado para uma boa explicação de fato correta.
Cegonhas? Foi o tempo em que nossas crianças permaneciam fechada para o mundo. Hoje existe muitas informações, mídias, livros, revistas e ate mesmo materiais escolar explicando assim o que é certo e errado. Porem use esse material como base para os conhecimentos que você possa interpretar para o seu filho ao nível dele.
Deixamos claro, que não contar aos seus filhos sobre sexo e reprodução é uma tolice, transmitir informação errada é idiotice. A maioria das crianças querem respostas com fundamentos, o que faz, quem faz, onde faz, quando e como faz. Se você der a seu filho boas informações, futuramente você vera uma preocupação crescente com os problemas que aqui foram discutidos e que hoje e uma das maiores preocupações da sociedade.
Lembre-se, você pode estar fazendo o melhor para seu filho dialogando e incentivando principalmente a leitura.
10
CONCLUSÃO
Aprendemos o quanto é importante conceber o diretor na instituição escolar como um líder cooperativo, que consegue aglutinar os desejos e expectativas da comunidade e articular a adesão e a participação de todos os seguimentos da escola na gestão, em um projeto, porem ele nunca estará sozinho nessa liderança. É importante ressaltar que a equipe gestora de uma escola trabalha em conjunto agindo como lideres pensando no progresso de todos que fazem parte da comunidade escolar. Concluímos também que um gestor deve ser democrático tendo a consciência de que a comunidade escolar não se limita a alunos, professores e demais funcionários. Ela é composta também pelos os pais e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda a escola sabendo gerenciar conflitos por que os conflitos são inevitáveis, já que cada ser humano possui características individuais.
11
REFERÊNCIAS
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa. Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz.
Professora Euza Maria C. da Silva, graduação letras em português, pós –graduação linguística e literatura .
Projeto Político Pedágio.
Livro: Estágio Supervisionado: da docência à gestão na educação básica. COLOMBO. S. S.etAL. GESTÃO EDUCACIONAL: Uma nova visão Porto Alegre; Artmed, 2004.
LÍBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
PARA O PLANO DE AÇÃO
Livro: Os Jovens Perguntam – Testemunha de Jeová
Nenhum comentário:
Postar um comentário