18/09/2023

Planejamento da Prática Educativa na Educação Infantil:⏬


Planejamento da Prática Educativa na Educação Infantil

O ambiente escolar precisa ser um lugar onde as crianças sejam provocadas a resolver desafios e lidar com emoções, construindo significados. O Planejamento deve ser realizado utilizando consultas em Livros Didáticos, aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Infantil, baseado ao Projeto Político Pedagógico, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular entre outros materiais disponíveis na escola incluindo os conteúdos que devem ser trabalhados para o conhecimento e aprendizagem da criança.

De acordo com a BNCC entre os direitos da criança, destacam-se: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Do artigo 53 do estatuto da criança e do adolescente “a criança e o adolescente” têm direito a educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” e do artigo 02 da Lei de Diretrizes e Base da educação.

Não basta o professor explicar bem a matéria que ensina e exigir que o aluno aprenda. É necessário despertar a atenção do aluno, criar nele interesse pelo estudo, estimular seu desejo de conseguir os resultados visando mediante tarefas progressivas. (DINAH, 1987.P.105)

Os professores devem definir uma proposta educativa de acordo com as especificidades dos alunos, para que essa prática possa nortear todas as ações no cotidiano. Através da observação, o professor deve trabalhar o tema dos conteúdos com projetos, práticas sociais, culturais, raciais e religiosas tendo como eixo: 

As brincadeiras; utilizando ferramentas criativas como jogos, músicas e recursos tecnológicos... Envolvendo as interações, a linguagem e a organização do espaço. Situações de organização coletiva (entrada e saída, do ambiente e comemorações que envolvam toda a instituição); Situações de cuidado pessoal (higiene, alimentação e sono); Situações em que se estabelecem relações e o envolvimento das habilidades socioemocionais de acordo com o que você observa no comportamento dos alunos trabalhando valores onde possa favorecer elogios entre outras.

As atividades devem ser realizadas coletivamente e individualmente no caderno do aluno, como: copiar e pintar as vogais, figuras geométricas, preencher os espaços pontilhados, trabalhos que estimulam a coordenação motora; recortar papéis, confeccionar e montar quebra cabeça, colagens e pinturas. Devem ter a hora de assistir filmes infantis, brincadeiras de roda com músicas recreativa, brincadeiras com bolas etc.

Aos alunos que demonstram dificuldades em exercer as atividades individual ou em grupo. Devemos atendê-las conforme a sua necessidade. No entanto Cabe ao educador refletir se a sua prática cotidiana está proporcionando bons resultados.

 

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